top of page
  • Amotex

7 problemas que a falta de manutenção de bomba pode causar

Atualizado: 24 de ago. de 2022

Para te mostrar a importância de manter a manutenção de bombas em condomínios em dia, a Amotex listou alguns motivos:


Proliferação de impurezas na piscina: A manutenção da bomba de piscina garante o tratamento e filtragem correta da água, impactando diretamente na saúde dos usuários.

Baixa pressão da água: Garantir que as bombas de pressurização estejam funcionando corretamente e com a manutenção em dia pode prevenir a falta de pressão, principalmente, em pias e chuveiros dos andares mais altos. A falta de manutenção de bombas em condomínios também podem impossibilitar o uso do aquecimento da água.

Falta de água no condomínio: A falta de manutenção de uma bomba de recalque pode deixar todos os moradores sem água. Ela é o coração das bombas e responsável por levar água limpa para todas as unidades.


Alagamentos: Uma das principais preocupações em condomínios mais suscetíveis a inundações, como por exemplo, os mais próximos à rios, são as bombas submersas/ drenagem. A falta de manutenção, mesmo que em áreas de baixo risco, podem causar refluxo da água do esgoto ou inundações em garagens, atingindo os carros dos moradores.

Falta de água ou pressão nos sistemas de incêndio: Parte importantíssima no condomínio, as bombas de combate a incêndio são as responsáveis por manter os hidrantes em funcionamento durante emergências, caso a manutenção não esteja em dia, podem causar grandes desastres ao não funcionarem.


Multas, interdição e impossibilidade de emissão o AVCB: As bombas de combate a incêndio passam por inspeção do Corpo de Bombeiros, que emitem o AVCB, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que certifica que o sistema de incêndio está funcionando corretamente e todos os equipamentos estão de acordo com a legislação, ou seja, não trazem risco para os moradores. Além do risco à segurança de todos, a ausência do certificado pode gerar multa ou interdição do local.


Responsabilização civil e criminal: Caso haja falta de manutenção e, por consequência, o mau funcionamento de alguma dessas bombas que levam a perigos gravíssimos tanto para o condomínio quanto para os moradores, o síndico pode ser responsabilizado por todos os danos causados.




7 visualizações0 comentário
bottom of page